The Pothead Blues

poesia beatnik e pensamentos nihilistas

23 dezembro 2007

days of being wild

os dias correm selvagens no planalto central do brazil.
percorro o asfalto urbano tarde da noite, cruzando sozinho as longas avenidas do south lake. protegido da vastidão continental por meu flamejante bólido de direção hidráulica e câmbio macio. ergo o vidro opaco e aumento o volume do i-pobre, rebimbando no bolso de minha camisa, como um marca-passo, como um novo heartbeat.
aposto corrida com a luz vermelha. tiro impensáveis rachas imaginários na pista vazia ao infinito. troco de marcha na curva comprida e aposto corrida com o nascer do sol.

|

19 dezembro 2007

pictures of lily

"ooi me chamo luis tenho 21 anos 1 e 73 alt olhos castanhos claros e estou afim de conhecer uma menina especial nao importa a idade que queira viver um grande amor ao meu lado . a menina precisa ser carinhosa meiga doce fiel e me deixar cuidar do seu s2 .nao brinco com os sentimentos de uma mulher e procuro apenas um carinho um afeto .procuro uma menina de 13 ate os 18 anos que queira morar junto e casar comigo por livre espontanea vontade!!alguem quer viver esse amor? quero uma menina que nao se importe com dinheiro nem com nada material e que queira se entregar a um verdadeiro amor"

|

all that you touch

a grande ciudad molhada se espalha lá embaixo.
a cidade de são paulo nasce na esquina das ruas pires da mota e josé getúlio.
a pacata megalópole nasce todos os dias a partir dali, daquela esquina onde um embriagado mendigs se deita para puxar uma pestana todas as manhãs, mesmo nos dias como hoje, mesmo quando chove fino e comprido há horas.
quando chove assim, the mendigs não se importa. the mendigs aprendeu a ser impermeável.
mas a ciudad diminui no horizonte nesses dias de chuva.
a grande ciudad, hoje, não vai além das nuvens gotejantes que encobrem a praça da sé.

|

18 dezembro 2007

zimmerman

então é isto: bob dylan chega ao brazil em março.
deu hoje na primeira página da circunspecta 'folha de s. paulo'.
um show em sampaulo e outro no rio de janeiro na primeira semana de março. além de show em buenos aires, 15 de março, no estádio do velez sarsfield.

|

17 dezembro 2007

i belong to jesus

na sinceridade, eu acho o kaká do karalho.
mas que pôrra é essa de jesus?
deselegante.

|

a good job

“Houve brigas tremendas, claro. Ninguém entendia. Parecia-lhes uma espécie de blasfêmia recusar a oportunidade de um emprego tão ‘bom’. Ele reiterava que não queria aquele tipo de emprego. Então o que é que ele queria?, perguntavam todos. Ele queria ‘escrever’, respondia. Mas como é que ele poderia ganhar a vida ‘escrevendo’?, tornavam a perguntar. E é claro que para aquilo ele não tinha resposta. No fundo de seu espírito, persistia a idéia de que, de algum modo, ele poderia viver de escrever poesia; mas aquela noção era absurda demais para ser sequer mencionada.”
(george orwell)

|

the silence is golden

meu i-pobre pifou. entrou em coma profundo no meio de uma curta canção bagaceira noise do big black. eu tinha acabado de entrar no aclimation park, agora de manhãzinha, quando o sinistro ocorreu.
que fique claro: só suporto caminhar no parque - essa atividade física agradável e estimulante - quando entupo meus dutos auditivos com rock and roll em volume extremo.
pois bem, então meu i-pobre pifou. e ficou mudo. e fez com que eu tivesse de caminhar em pesado silêncio por longas e extenuantes quatro voltas na pista de cooper do aclimation park.
oh, os passarinhos d´aclimação. bem verdade que assim cedinho, seis da matina, ainda dá pra ouvir o encantador cantar das aves urbanas mutantes. mas logo começaram a chegar os caminhantes matinais e seu alvoroço coletivo. a tiazinha da aula de tai chi ligou o paraibão e encheu o ar do parque com uma espécie de cantoria ivete sangalo coreana.
os bacanas e saudáveis caminhantes se conhecem. e se saúdam aos gritos quando se vêem. gostam de andar juntos, em grupos de três ou quatro, transpirando e salivando sobre as últimas notícias do escritório.
guardei meu finado i-pobre no bolso.

|

14 dezembro 2007

como é bom ser um camaleão

“quando o sol está muito forte,
como é bom ser um camaleão
e ficar em cima de uma pedra espiando o mundo.
se sinto fome, pego um inseto qualquer
com minha língua comprida.
se o inimigo espreita, me finjo de pedra
verde, cinza ou marrom.
e, quando de tardinha o sol esfria,
dou um rolê por aí.”
(chacal)

|

13 dezembro 2007

the poetry as a love affair

guria, te escrevi uma poesia. não te lembras dela?
era curta e singela, como um jab seguido de um beijo
era tola e eterna

|

12 dezembro 2007

how to take a dump

estou de saco cheio de ir aos banheiros desses cinemas, teatros, restaurantes e ser informado de que bastam duas folhas de papel para secar minhas mãos. não preciso que me digam como eu tenho que secar minhas mãos, como tenho que usar a torneira da pia, como tenho que usar a descarga da privada. oras, eu sei o quanto minhas mãos estãos sujas e precisam ser lavadas. eu sei quantas descargas precisarei para terminar o serviço.
e, com todo o respeito, só eu sei quantos picotes de papel higiênico são necessários pra limpar minha bunda.

|

If you tolerate this, your children will be next

Andando pelas ruas enfeitadas de sampa city, as pessoas sôfregas e apressadas, com sacolas e celulares a tiracolo, me veio à cabeça esta bela canção da banda Galaxy 500. Quem não conhece faça um favor a si próprio e baixe agora.

"Why's everybody actin funny?
Why's everybody look so strange?
Why's everybody look so nasty?
What do I want with all these things?"

(Strange, é o nome da música)

|

100 anos de Niemeyer

"A data não é importante. A idade não é importante. O tempo não é importante. A arquitetura não é importante. O que nós criamos não é importante. Somos muito insignificantes. O que é importante é ser tranqüilo e otimista." (O.Niemeyer)

|

fora de serviço

"não foi possível completar sua ligação. por favor, verifique o número e tente novamente..."
oh. não, não será preciso.
porque zuni meu telefoner celular. tipo arremesso de martelo.
o celular zunindo na silenciosa madrugada d´aclimação, seu último vôo.
deu pra ouvir, daqui do alto do décimo-sexto andar, o bicho se espatifar no asfalto úmido.

|

08 dezembro 2007

estingue

a propósito do grande show do the police hoje no maraca...
lembrei de um sábio pensamento do filósofo frank zappa...
milhões de moscas não podem estar erradas: eat shit

|

chuva interior

Quando saía de casa
percebeu que a chuva
soletrava
uma palavra sem nexo
na pedra da calçada.

Não percebeu
que percebia
que a chuva que chovia
não chovia
na rua por onde
andava.

Era a chuva
que trazia
de dentro de sua casa;
era a chuva
que molhava
o seu silêncio
molhado
na pedra que carregava.

Um silêncio
feito mina,
explosivo sem palavra,
quase um fio de conversa
no seu nexo de rotina
em cada esquina
que dobrava.

Fora de casa,
seco na calçada,
percebeu que percebia
no auge de sua raiva
que a chuva não mais chovia
nas águas que imaginava."

(mário chamie)

|

07 dezembro 2007

Meeting Paris Hilton

Aqui em sampa fazem muito sucesso os bazares. Vou juntar uma grana no Natal. Vender minha mãe. A playboy da Flávia Alessandra. Os discos da minha ex. Vou vender um rim. Um autógrafo do Cafu. Meu sofá (e dormir no chão). Vou vender minhas chances de dar certo. Vender um pouco de compaixão. O quadro original do Van Gogh que enfeita minha parede. Vender drogas. Vender limão na feira. Vou vender um gatinho fofo de estimação. Vou vender toda minha auto-estima. Vou comprar um black poor little kid.

|

06 dezembro 2007

Ensandecei-vos

É Natal. É Natal! People getting crazy everywhere. Vomitando todo o tipo de frustração. Entrando em lojas e comprando o que não precisam, afinal o preço está muuuuuito barato. Para certo tipos de loucos, fim de ano é tempo para dar uma surtada. Afinal a vida é uma merda mesmo. E lá vem outro ano de merda. E não deveria ser assim. Mas o é. Então vamos encher a cara, xingar alguns parentes e gastar o dobro. Sim, temos de gastar la plata com afinco. Do contrário, para que trabalharemos em 2008?

|

05 dezembro 2007

oh, the fuck... 'anjos da noite' agora na internet

pronto. atendendo a centenas de pedidos...
o programa 'anjos da noite' agora também está na internet.
são duas horas semanais de jazz, blues e soul (e destilados).
um programa radiofônico produzido pelos mesmos freaks que entregaram o audacioso blog TPB ao mundo.
o 'anjos da noite' é transmitido nas noites de terça-feira pela rádio cultura fm, de brasília, df.
e agora a apresentadora do 'anjos da noite', a cantora indiana nomma, teve as manhas de jogar a bagaça para todos nós que moramos longe do planalto beat...
http://programaanjosdanoite.multiply.com/
não sei dizer exatamente como funciona (sou burro), mas a indiana vai mandar pra lá os programinhas a cada semana. espero que dê certo.
(já está disponível o primeiro volume de nosso especial led zeppelin em dois fascículos semanais.)

|

the beat happens

acordei num sonho bizarro. eu estava numa agência de viagens. fazendo uma espécie de pacote turístico para a califórnia e o méxico. san francisco, los angeles, big sur, até laredo, monterrey, ciudad de mexico. tipo jack kerouac na stella barros.
o tosco vendedor que fechava o pacote pra mim tinha o rosto todo enfaixado, apenas com o espaço para a vista de um olho escapar entre as bandagens e me olhar sem entender as minhas perguntas que eu de fato também não entendia. mas, por algum motivo david lynch, eu achava aquilo tudo mui natural, e nem me abalei.
já saía porta afora, para fazer não sei exatamente o quê, quando acordei com amy winehouse cantando baixinho no meu ouvido.
era o rádio relógio.
lembrei de lawrence ferlinghetti dia desses no jornal...
"você sabe, nos anos cinquenta ainda havia um país a ser mapeado. nós não sabíamos o que iríamos encontrar no final da estrada. hoje, tudo mudou. com a tevê não existe mais o desconhecido. tudo aquilo que é distante parece ter sido conspurcado."

|

cities in dust

entrei numas de acordar cedo. pra bater um pé pelo aclimation park enquanto a cidade ainda amanhece. tipo atleta. e o porteiro do the double tree park já nem comenta mais nada. deve ter achado que estou freaking out de vez.
então desço pela pires da mota até a aclimation avenue. as luzes dos postes ainda acesas. as padarias ainda fechadas. os mendigs ainda roncando sob as marquises d´aclimação. a obra ainda parada. e o ônibus elétrico passa macio e todo aceso, descendo sem pressa e sem trânsito rumo à sé, quase vazio.
são paulo parece uma ciudad evacuada. então enfio os auriculares mais fundo nos canais auditivos. os blues de mark lanegan, as canções de amor de björk, os rocks de caetano shuffleando no meu i-pobre rebimbante.
everybody knows our cities were built to be destroyed.
a temperatura ainda está mais amena ao amanhecer. os gases poluentes ainda estão lá no alto da estratosfera. antes de os carros blindados saírem das garagens. dá até pra respirar. quando o dia amanhece pra valer, já estou dando a segunda volta pela pista de cooper do aclimation park. e os coreanos freaks já estão em círculo para a aulinha de tai chi. todos se vestem inteiramente de branco. alguns parecem babalorixás asiáticos. outros, estudantes de enfermagem da universidade de seul.
qualquer manhã dessas, apareço por ali também de branco, pagando de tim maia racional.
enquanto isso, deixo os atletas matinais passarem por mim, correndo esbaforidos. porque todo mundo está sempre correndo o tempo todo pela grande cidade.
engato a segunda pra subir a ladeirinha da loureiro da cruz, porque já cansei de correr por aí. sigo na tranqüilidade até meu cafofo beat no the double tree park, à esquina com a pires da mota. porque ainda dá tempo de tomar um banho gelado antes de ver a moça bonita que dá a previsão do tempo no 'bom dia, brazil' na tevê.

|

04 dezembro 2007

os anjos e o zepelim

os caboclos que levam adiante o prodigioso blog TPB também agitam um programa de rádio.
nossos estimados leitores já sabem disso.
mas convém repetir.
trata-se do programa "anjos da noite".
com blues, jazz e soul.
todas as terças, a partir das 22h, na rádio cultura fm de brasília, df.
em atenção ao leitor felipe campbell, que diz que o programa é metido a besta e só toca música chata, avisamos que esta noite teremos duas horas de led zeppelin. apenas led zeppelin.
(em breve... "anjos da noite" também na internet. não perdam...)

|

02 dezembro 2007

a magia do natal

um velhote barrigudo
vastas barbas brancas
blusa branca hering
pula do metrô na estação da sé
aperta o passo e se espreme
atrasado
pelas escadas rolantes rumo aos trens da cptm

|

filmes de eric rohmer

..."o raio verde"
classificação indicativa: 14 anos
tema: descobertas
contém: nudez e consumo de drogas lícitas
... "um casamento perfeito"
classificação indicativa: 10 anos
tema: esperança/decepção
contém: nudez
... "pauline na praia"
classificação indicativa: 14 anos
tema: relações amorosas
contém: nudez, consumo de drogas lícitas, linguagem obscena e insinuação de sexo
... "conto da primavera"
classificação indicativa: 12 anos
tema: romance
contém: amizade, filha quer casar o pai
... "conto de verão"
classificação indicativa: 12 anos
tema: romance, amizade
contém: amizade, relação amorosa
... "conto de outono"
classificação indicativa: 12 anos
tema: romance
contém: amizade, conflito de casal
... "conto de inverno"
classificação indicativa: 12 anos
tema: desencontros amorosos
contém: nudez e insinuação de sexo
..."a mulher do aviador"
classificação indicativa: livre para todos os públicos
tema: drama

|

futebol é alegria

morteiros cruzam os céus d´aclimação
rojões ecoam entre edifícios
buzinaço pela pires da mota
pessoas berram nas janelas
baita a comoção causada pelo timão

|

01 dezembro 2007

the big white

a palavra exata
soa como a única possível
e a mais natural
a mais desconcertante
(esse é o truque da palavra exata)

|

the poetry as a permanently unresolved situation

- olá, guria. tu curtes poesia?
- não gosto.
- não se sente à vontade com poetas?
- eu gosto de homem maduro, resolvido.
- e tu se sentes resolvida?
- sim, resolvida.
- mas resolvida a quê?

|