The Pothead Blues

poesia beatnik e pensamentos nihilistas

31 maio 2009

aventure terrestre

"estendi cordas de campanário a campanário; guirlandas de janela a janela; correntes de ouro de estrela a estrela, e danço."
(jean arthur rimbaud)

|

29 maio 2009

resfriado

mas e a gripe suína, hein?

|

27 maio 2009

pyongyang

o mundo é um lugar de bakanas.
vejo o mundo como um encontro de gente chique e arrumada, que ouve bossa nova e diz cousas inteligentes. bebe espumante e se trata com cortesya e polidez.
e a coreia do norte é como um convidado tosco que briga com o vizinho, arrota na mesa de jantar e peida no meio da sala.

|

um problema social

os vagabundos d´aclimação, depois de boas temporadas, começam a puxar pra baixo as estatísticas da lokomotiva deste país.
the breaking news do noticiário ekonomico:
"Índice de São Paulo eleva desemprego no país, diz pesquisa"

|

26 maio 2009

literatura de três acordes

"A literatura é como a cocaína, e a música é como a heroína: a primeira aguça o espírito, a segunda te idiotiza."
(iggy pop)
o velho james osterberg está a lançar um novo álbum, "préliminaires".
esse título em francês tem a ver com sua inspiração mais recente,
"a possibilidade de uma ilha", do escritor-e-filósofo michel houellebecq.
"o livro ilustra coisas que eu tinha em mente em relação ao sexo, à morte e ao sexo oposto. faça o que você fizer, o relógio continua avançando, e este é um tema muito forte na literatura francesa, por exemplo no existencialismo. quando li o livro de houellebecq, em sua tradução inglesa, estava em cabourg, na costa da normandia, era verão mas fazia frio, e eu tinha esse tipo de sentimentos."
e iggy lembrou sua formação beat:
"nas minhas obras da juventude já havia muitos ecos de burroughs, kerouac e ginsberg."

|

To my mother (or any girl)

Tentei lhe falar
Sobre a vida
Que não espere
Gratidão

Tentei avisar
Sobre os homens
Que não espere
Compaixão

Não quis me ouvir
Preferiu chorar
Espernear
Colocar tua dor
Num altar

Não quis escolher
Preferiu ceder
Um homem ao lado
Mesmo bruto
Insensível
Companhia eterna
Há de fazer

|

anjos da noite

e hoje, vinte e seis de maio, é aniversário de miles davis.
logo mais, às 22h, milhas de miles no programa 'anjos da noite' http://www.movimentocalango.com.br/radiocultura.asp
o 'anjos da noite' é mais uma celebração jazzy dos hipsters doTPB

|

24 maio 2009

denuncie agora

the breaking news de serralândia...
"Usuários de bares e restaurantes poderão atuar como dedos-duros de estabelecimentos que permitirem o consumo de cigarro e derivados de tabaco dentro dos estabelecimentos a partir de agosto, quando entra em vigor a lei antifumo no Estado. A ação será incentivada pelo governo de São Paulo, que colocará à disposição diversas ferramentas para a denúncia. Para atuar como um dedo-duro, o frequentador de bares e restaurantes poderá apresentar provas da infração por meio de fotos, vídeos e testemunhas."
eu conheço isso tudo por um nome: fascismo

|

23 maio 2009

meia muzzarela, meia napolitana

silvio berlusconi, o ilibado premiê italiano, está fritando a fogo máximo.
e não por conta da irrepreensível conducta como empresário, magina.
sua senhora saiu de casa depois que pegaram berlusconi modernizando com uma loirinha de 18 anos. lugo perde. "eu não posso continuar com um homem que frequenta menores", justificou a ex, numa frase que já entra no folklore da política mundial. renan perde.
a napolitana noemi letizia é a tal namoradinha do distinto senhor.
berlusconi garante que a guria é apenas uma "boa amiga". e ele diz que agora vai ao parlamento italiano pra se explicar.
basta ver uma photo da amiga noemi pra nem precisar explicar.

|

a nuvem espessa do décimo-sexto andar

em tempo... notícias da vida real no double tree park.
não sei se a mulher do brito voltou de viagem, não posso dizer, ainda não a vi.
o certo é que o cheirinho rançoso do almoço de brito voltou a empestear o décimo-sexto andar de nosso pakato residencial.
hoje fui almoçar na rua, na sempre agradável e lisérgica companhia de john pothead, então por sorte eu não estava aqui quando a fedentina se espalhou forte e começou a esturricar as portas dos apartamentos, a rachar as paredes do prédio e a engordurar o teto deste andar.
mas o ar ainda estava bem carregado e o teto ainda pingava bastante quando, horas después, retornei a meu cafofo beat. tive de abrir todas as janelas do exíguo apartamento, tive de me abrigar na varanda hipster, onde pude reavivar os alvéolos pulmonares graças à adorável fuligem do outono paulistano.
te digo... ou a velhinha do brito voltou com toda a força da viagem e fez uma peixada de sábado daquelas de levantar defunto, ou então o velho brito pegou pra si o livro de receitas da ana maria braga e começou a dar fim para os restos mortais de sua senhora.
(são sete e pouco da noite, agora que te eskrevo, e the double tree park ainda fede consideravelmente)

|

sacrificatio

o chato de não trabalhar é não sair de férias

|

22 maio 2009

ministério da economia adverte

taí mais um argumento pra zé serra
arrochar os fumantes aqui em serralândia.
the breaking news do noticiário financeiro:
"Aumento em cigarro faz prévia da inflação quase dobrar"

|

21 maio 2009

a gente precisa ver o luar

acho que a mulher do brito viajou.
não que eu ter deixado de vê-la por perto signifique muita coisa. ela costuma passar semanas sem sair do confortável apartamento britoniano aqui no the double tree park, colado à minha puerta. esse hábito da senhora brito, mui apegada ao lar, explica sua tez pálida e amarfanhada.
mas digo que ela viajou por um singelo par de motivos...
tem aquele fedor danado de almoço, de quando ela reaproveita uma lata de banha humana que guarda na geladeira para fritar alguma carne vencida. pois reparei que não tem mais. reparei que aquele fedor danado de almoço tem me deixado em paz na última semana. tenho até conseguido me alimentar bem aqui em casa ao meio-dia, boas refeições sem perturbações, sem o cheiro nauseabudo a invadir meu apartamento beat pela fresta da puerta e me embrulhar o estômago.
e outra: o brito agora tem saído de noite.
verdade. brito é um sujeito ensolarado, radiante. como tal, brito prefere se movimentar à luz do sol. brito acende seu cigarrinho das nove da manhã e sai pra passear logo cedo. fica sentado num sofá do amplo átrio térreo do the double tree park. às vezes cochila ali. ou desce até a garagem, bater papo com o garagista palmeirense. eu até já vi, pela manhã, o brito fumando e zanzando pelas calçadas da pires da mota, aqui bem de fronte ao prédio. encostado numa árvore. fiscal da natureza. com o boi na sombra.
brito, à tarde, se ocupa com trajetos mais longos. revigorado pelo delicioso almoço preparado por sua senhora, diligente cozinheira, o brito se empolga nas canelas e desce a pires da mota até a aclimation avenue. te digo isso porque encontrei o brito por lá um par de vezes, à tarde, andando a esmo, sem ir a lugar algum. just being brito. sendo freak.
e agora, na ausência da senhora brito, ninguém segura o garoto.
brito tem saído de noite. ele passa a chave na porta (outra pista), acende seu cigarrinho e sai do décimo-sexto andar pela porta de lata que, passando pela lixeira, dá acesso às escadas do prédio.
o que será que tem feito o brito de noite, hein?
nunka o segui pra saber. ontem eu até estava na pilha de investigar, mas ele saiu de casa justinho na hora do jogo do flamengo. não deu. será que ele vai ao balneário vison pegar prost? não creio. brito é meio buk. mas não tem pinta de prosteiro. acho que brito vai apenas fumar um cigarrinho aqui na pires da mota. cigarrinho à noite é mais divertido.
a mulher do brito viajou.
ou então ele cansou de bater boca com ela. fatiou a mulher e a guardou na geladeira. se for esse o caso, daqui pra pouco vai feder um bocado. vai feder mais do que o almoço de sábado.

|

15 maio 2009

vá ao teatro

the breaking news das artes cênicas paulistanas:
"Ex-dançarina do É o Tchan, Sheila Mello está no espetáculo Mulheres Descasadas Procuram. Em cartaz no Teatro Eva Wilma (São Paulo) até 28 de junho, a comédia conta a história de duas mulheres que se reencontram depois de muitos anos e decidem dividir apartamento já que estão separadas."

|

os sete loucos

"referindo-se a esses tempos, erdosain me dizia: 'eu acreditava que a alma me tinha sido dada para gozar as belezas do mundo, a luz da lua sobre a alaranjada crista de uma nuvem, e a gota de orvalho tremendo sobre uma rosa. mas, quando pequeno, acreditei sempre que a vida reservava para mim um acontecimento sublime e encantador. mas à medida que examinava a vida dos outros homens, descobri que viviam entediados, como se habitassem um país sempre chuvoso, onde os raios deixassem no fundo das pupilas tabiques de água que lhes deformava a visão das coisas. e compreendi que as almas se moviam na terra como os peixes prisioneiros num aquário. do outro lado das esverdeadas paredes de vidro estava a encantadora vida cantante e altíssima, onde tudo seria diferente, forte e múltiplice, e onde os novos seres de uma criação mais perfeita, com seus belos corpos, saltariam numa atmosfera elástica'. então, dizia-lhe: é inútil, tenho que escapar da terra."
(roberto arlt)

|

14 maio 2009

o poeta miserável & o bom deus

- oi, rapaz... como está você?
- de boa.
- me diz... então é você... o poeta?
- digo que sou poeta. mentira. sou mesmo é um vagabundo.
- duvido. você é... sim... um grande poeta.
- poeta é a p*rra.
- que linguajar... senhor poeta...
- guria, achas vulgar o fato de eu ser vagabundo e dizê-lo sem crise?
- claro que não... todos nós temos uma forma de... romantismo.
- meu romantismo não é poesia. é vagabundagem.
- você... me faz uma poesia?
- sem chances.
- não quer declamar uma poesia... pra mim?
- não agora. obrigado.
- deixa disso, poeta... vamos rir.
- me desculpe, mas não há nada pra se rir.
- não há... do que rir?
- nada pra se rir. na minha poesia urbana, não há nada.
- penso diferente...
- sim. já percebi. e não apenas nisso. abraço.
- acordo muito feliz... e agradecida a Deus por um novo dia... pensa nisso! como poeta, devia saber...
- deus?
- não, deus, não... é sim Deus!
- me poupe de sua imaginação pueril. abraço.
- pode deixar.... está poupado... se Deus perdoa, imagina se eu nao perdoarei um simples mortal.
- obrigado pelo seu perdão. mas não o pedi. então o guarde pra ti.
- nem precisa pedir.... é Deus... no meu coração... que o perdoa gentilmente.
- deus no teu coração? que egotrip pesada, hein?
- oh, poeta... você está atacado demais hoje... não?
- pesada estás tu, com deus te entupindo as coronárias. vá tomar um sonrisal.
- ah... Deus entende você.
- abraço.
- um abraço... vá com Deus...

|

forbidden

you don't have permission to access //potblues.blogspot.com
on this server

|

13 maio 2009

a iminente extinção da raça humana (dois)

tem qualquer cousa errada com essa gripe suína.
porque ainda não morri.
ou será que me apresso? ainda morrerei?

|

03 maio 2009

a iminente extinção da raça humana

the breaking news do armageddon:
"Casos confirmados de gripe suína saltam para 898 em 18 países"
já são 898 pessoas em sete bilhões.
ah. vou morrer!

|

01 maio 2009

para ouvir e amar

http://www.youtube.com/watch?v=AeZjSAqwFsI

|

if not for you

primeiro de maio. dia mundial do trabalho.
então ninguém trabalha.
tô aqui coçando o s*co e ouvindo um blues. só pra variar.

|

mister do pandeiro

hey, mister do pandeiro, toque para mim!
não estou com sono e não tenho onde ir
hey, jackson do pandeiro, toque para mim!
e entre as canções desta manhã
eu poderei te seguir...
sei que, à noite, seus impérios
desmoronam sobre o chão
ao toque das minhas mãos,
eu só enxergo na manhã
um sol de assassinar.
o cansaço me atordoa
enquanto eu ando para o além
procurando por ninguém
em velhas ruas, já desertas,
sem poder sonhar.
hey, mister do pandeiro, toque para mim!
não estou com sono e não tenho onde ir
hey, jackson do pandeiro, toque para mim!
e entre as canções desta manhã
eu poderei te seguir...

(de zé ramalho para jackson do pandeiro em mister tambourine man, de roberto zimmerman)

|

estado cidadão

o nobre governador josé serra quer mandar os fumantes pro degredo e proibir as coxinhas malditas de nossas crianças. acho bom demais ter um estadista preocupado com a saúde pública.
mas, enquanto isso... the breaking news da serralândia:
"roubos, estupros e mortes crescem em todo estado"
números da secretaria de segurança publika:
mais roubos (19%)
mais estupros (33,5%)
mais latrocínios (36%)
os 63.729 casos de roubo registrados no primeiro trimestre de 2009 constituem recorde historiko. ah... e o brito continua a fumar nas áreas internas do the double tree park!
campeia a impunidade em serralândia.

|