The Pothead Blues

poesia beatnik e pensamentos nihilistas

30 junho 2009

deixa que eu chuto

"sarney tem que se licenciar"
(senador josé agripino maia, paladino da decência e do legislativo)
"sarney não tem mais a mínima condição moral de permanecer à frente da direção desta dasa"
(senador arthur virgílio, homem de conduta reta e límpida)

|

anjos da noite

tirem as crianças da sala:
michael jackson e o mundo que o criou
logo mais, às 22h, no programa 'anjos da noite' http://www.movimentocalango.com.br/radiocultura.asp
o 'anjos da noite' é mais um golpe de marketing do TPB

|

29 junho 2009

honduras

e que tal mandarem o sarney pra lá, hein?

|

get on the floor

the breaking news do obituário internacional:
"família ainda não decidiu quando e nem onde jackson será enterrado"
tem lobby pra enterrá-lo em los angeles e
lobby pra enterrá-lo em sua cidade natal, gary, indiana.
(se demoraram quarenta dias para enterrarem o james brown...)

|

27 junho 2009

visions of cody

o brito recebeu visita.
eu estava sentado no meu banheiro beat, despreocupadamente, como convém. quando ouvi tocar a campainha do 1605. a campainha do velho brito. me apurei na patente e, com as calças ainda arriadas, cruzei meu amplo apartamento hipster manquitolando passinhos curtos. quando enfim pude espiar pelo olho mágico, o corredor do décimo-sexto andar estava vazio. a luz ainda acesa e a porta deixada aberta confirmavam o que eu tinha ouvido:
uma visita. agito na noite de sábado.
fico de pé no corredor, tentando ouvir através das grossas paredes do the double tree park. só tenho a escutar um lento ininteligível murmurar. vozes abafadas. penso ouvir uma risada. velho brito, um sujeito hilário.
imagino brito em sua sala, acting cool, servindo drinques. acendendo um cigarrinho, oferecendo fumo a seus convidados. enquanto sua velha senhora traz canapés numa bandeja com toalhinha de crochê. a velhinha a deixar todos à vontade com tiradas ao mesmo espirituosas e meigas. um antigo disco de lester young deitado na vitrola. take it gently, pres.

|

26 junho 2009

contam que

vi aí em algum lugar que
o michael jackson morreu

|

25 junho 2009

lumpesinato voluntário

pingando a manhã inteira na grande cidade. fui até o supermercado dany, de bermudas, pra não molhar as calças. olho ao redor, andando pela josé getúlio, e percebo a ausência de meus amigos, os mendigs.
me lembro da conversa com o grande poeta beat da bela vista.
o velho poeta a comentar como neal cassady chegou a viver na rua. assim como gregory corso. era o "lumpesinato voluntário".
marx estava errado: não será do proletariado que virá a revolução. será do lumpesinato. achei poético e belo esse pensamento standing in rags. eu te pergunto onde será que os lúmpens da josé getúlio se refugiam nas manhãs garoantes?
quando for colocado pra correr aqui do the double tree park, obrigado a deixar este residencial hipster-burguês, carregarei meu sofá beat e o deixarei cair na calçada sob a marquise da loja pimacli (moda infantil).
lá a chuva não molha nem quando cai por horas a fio. e o empregado da pimacli, todas as manhãs de estio, pega uma mangueira para lavar a crosta de b*sta deixada pelos mendigs durante a noite.
vou trocar the double tree pela pimacli. e fazer um gato da net.
tem um lar espírita na rua josé getúlio, no caminho pro dany a gente passa em frente a ele. me faz lembrar daquela canción da banda divine - "lar católico" - e imagino que lar deve ser esse sem janelas pra calçada. mas tem uma plaquinha na porta onde tu lês "lar espírita".
será que os mendigs d´aclimação podem dormir até mais tarde nas manhãs de chuva? será que os espíritas deixam dormir mais um pouco quando fica frio e húmido assim?
"o que nos une não é o amor e sim o medo da solidão"
(claudio bull)

|

23 junho 2009

anjos da noite

prince e sua corte funky
logo mais, às 22h, no programa 'anjos da noite' http://www.movimentocalango.com.br/radiocultura.asp
o 'anjos da noite' é mais uma libertinagem do TPB

|

20 junho 2009

menina maísa

the breaking news do noticiário de arts & entertainment:
"Roberto Justus assina contrato de quatro anos com SBT"
cada dia mais trash! muito fã do justus!
(será que ele vai levar o walter longo junto?)

|

18 junho 2009

the wrestler

meu i-tunes morreu. nunka funcionou lá muito bem. e agora murrió.
então tenho que escrever em silêncio. um minuto de silêncio em memória de meu falecido i-tunes. agora.
queria ouvir bruce springsteen. one trick pony in the field so happy'n' free. pra ficar bem tristão. porque às vezes bate aquele mood de ficar assim the sad bastard. escalar as cordas do ringue até o ponto mais alto. e deixar cair. like a song.
todo meu comput está assim, deixado à morrer. já não desligo mais a máquina, pois se desligada mais uma vez, pode muito bem não voltar a funcionar jamais. respiração artificial. e eu preciso dela, da máquina, desta máquina, como antigas civilizações precisavam de seus tótens, como um troubadour medieval precisava das cordas de tripa de cordeiro para sua viola. homens modernos precisam das máquinas. então apago o monitor e deixo o comput ligado nonstop.
seu ronronar metaliko constante. faz mais barulho que a minha geladeira. e sequer degela sozinho. se bem fosse frost free, at least. ou mesmo se curtisse robert frost.
fico sentado em meu sofá hispter manchado & guenzo, sentado vendo qualquer cousa a piscar na televisão. abaixo o som da tevê pra melhor ficar ouvindo o triste gemido da máquina. a ser tragada lentamente pra dentro do limbo.

|

luiz inácio falou, luiz inácio avisou

"sarney tem história suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum."
(comentário: não deixa de estar certo, o lula. sarney não é uma pessoa comum. ele é bandido. mas discordo que sarney tenha história. ele tem prontuário.)

|

jogo do bicho

901, 1604, 1208

|

17 junho 2009

not dark yet

o céu cinza me faz ficar em casa. mentira. fico em casa mesmo no auge do verão paulistano. enfim. o céu cinza me faz ficar em casa, e espiar pela janela a ciudad lá fora. a ciudad distante.
bafejo meu vapor de chá de carqueja na janela gelada. queria que embaçasse a janela. mas nem está tão frio assim. maria rosa há tempos deixou de lavar esta janela da sala, onde esfrego meu nariz. então a visão turva é por conta de vapores outros, de outros condensamentos na atmosfera da grande cidade distante. gases em suspensão.
ouço o velho brito abrir a porta de seu apartamento. um animal de hábitos, o velho brito, nove e dez da manhã. o primeiro cigarrinho do dia é na lixeira do décimo-sexto andar.
sentirei saudades do old man, quando eu tiver ido embora. sentirei saudades da grande cidade, infinita para além de meu avarandado beat, espalhando seu ocre até os pés das serras ao redor.
sentirei saudade do céu cinza, ainda maior que a grande cidade, a se espalhar para além das serras ao redor, sempre acolhendo os aviões, helicópteros e dirigíveis que sobrevoam la grand ciudad como moscas ao redor de uma goyaba. raios e trovões.
sentirei mesmo saudade dos fedores indizíveis que escapam da cozinha do velho brito.
it´s not dark yet, but it´s getting there.
daqui pra pouco, sentirei apenas o cheiro das minhas frituras, dos meus vapores, sentirei apenas os meus próprios fedores. daqui pra pouco o céu estará alguns metros mais distante, chova ou faça sol.
e de minha sacada só se verá o prédio ao lado, suas varandas, crianças a correr atrás da bola.

|

16 junho 2009

juventude perdida

peço desculpas aos leitores mais antenados. porque esta aqui não é uma the breaking news. é uma "notícia" bem véia na verdade, mas só agora a lesada redação TPB tomou conhecimento disto:
"Kristen Stewart, the Twilight star, was caught smoking a bowl, on a stoop, in broad daylight."
twilight é um filme teen de sucesso internacional. algo meio gótico, meio pitty, envolvendo vampiros juvenis. e a protagonista desse troço é uma atriz estadunidense, kristen stewart, com jeitão de nerds.
tarde dessas, ela foi pega pelos paparazzi queimando fumo (smoking weed) na porta de casa, sentada num degrau, ao lado do namoradinho.
kristen não gosta de dar entrevistas, não comentou o episódio, muito menos pediu desculpas aos fãs.
(em tempo... meses depois, de férias na itália, kristen foi fotografada sentada na mesa dum restaurante e, de buenas, apertando um cigarrinho demoradamente. será que a moça curte fumo de rolo?)

|

tudo pelo social

"A crise é do Senado, não é minha. Eu, ao longo da vida, não tenho feito outra coisa se não louvar a instituição administrativa. Não seria agora, na minha idade, que eu iria praticar qualquer ato menor que eu nunca pratiquei na minha vida. Eu, aqui, vi muitos escândalos, mas em nenhum momento meu nome foi envolvido."
(ribamar sarney, presidente do senado, imortal da literatura nacional)

|

anjos da noite

did you pass the acid test?
encontre janis joplin, seus amigos e seus vizinhos.
logo mais, às 22h, no programa 'anjos da noite' http://www.movimentocalango.com.br/radiocultura.asp
(em mono)
o 'anjos da noite' é mais um love in promovido pelos hippies do TPB

|

15 junho 2009

Rodluz (como lugar afetivo)

A volta a Sao Paulo depois de alguma aventura outside afetivo-profissional-existencial acontece no Rodluz. É sentando em um de seus bancos de madeira, sozinho ou em companhia de Berna Beat ou Fred “ o Turco” que me sinto me casa again.
É ali, ao lado da gente trabalhadora da Aclimação, do Cambuci e da Liberdade, o meu lugar. Dos médicos de jaleco encardido, dos coreanos sisudos, dos nordestinos sorridentes. Dos garços: o enfezado “vai querer o quê?” ou do simpático “vamos caprichar?”
Comendo a conserva de cebola com pão do mercado Dany. Os espetos de corações diligentemente preparados pelo churrasqueiro, que usa uma faixa estilo John McEnroe na cabeça. Das polentas fritas, feijão fradinho. Do melhor pudim de leite condensado de São Paulo.
É na rua José Getúlio, barulhenta, descuidada, com salões de beleza do povo, lojinhas feias, gente estranha, dessas que nunca aparecem em comerciais de tevê, um antítese da Oscar Freire. Cheia de vida real, de taxistas modestos, moradores de rua, lar-abrigo espírita, velhinhas em busca do que fazer.
De cheiro de fumaça de ônibus, garôa, churrasqueira, laquê. De cheiros doces que não se sente por aí.

|

14 junho 2009

a noite dos mortos-vivos

e não se admire que o ex-fumante zé serra hoje segregue os fumantes de serralândia com o ímpeto de um mccarthy. afinal, o ex-líder estudantil zé serra botou a polícia militar pra invadir o campus da usp.

|

12 junho 2009

calêndula & erva-doce

gosto de sentar no banheiro pra ler o jornal de sexta-feira.
a agenda cultural da grand ciudad. tantos lugares para ir, os shows para assistir, os museus para visitar. li meu jornal, sem plano algum praquela noite. completei as palavras cruzadas e li os quadrinhos. quando me levantei e olhei pra baixo, te confesso ter ficado bem surpreso/assustado com meu pipi esverdeado repousando no fundo da pacata bacia de porcelana do vaso sanitário.
qual ameaça biologika aquele pipi me representaria?
dei a deskarga ainda com o espírito karregado. mas suspirei de alívio no segundo seguinte. ao ver ali em cima da bancada da pia um frasco de pato purific. acção germicida. quando lavei as mãos, sabonete líquido, essência de calêndula & erva-doce, não pude reprimir um certo sentimento quentinho de reconforto.
Things are going to slide in all directions. Won't be nothing, nothing you can measure anymore. The blizzard of the world has crossed the threshold and it has overturned the order of the soul. When they said repent, repent, I wonder what they meant.

|

11 junho 2009

quero ser hank moody

mais um serviço de utilidade pública do TPB...
a segunda temporada de "californication"
começa hoje, quinta, às 22h, na warner channel
(que não costuma respeitar muito esses troços de dia e hora)

|

light a candle

feriado na grande cidade. é fácil saber que é feriado. quando tu liga pro entregador de água e ele nem atende o telefone, então tu fica sem água o resto do dia. porque é feriado. ou quando tu vai comprar pão na padaria mademe, um chuvisco fino, e the mendigs na porta da loja pimacli (moda infantil) ainda está lá, dormindo sob a marquise. porque é feriado e a loja não vai abrir hoje, ele pode dormir até mais tarde.
é feriado quando o rod luz está fechado. tu vai até lá querendo matar uma picanha, mas está fechado. o rod luz agora virou um restaurante chique. não abre mais aos domingos e feriados.
então eu passei a josé getúlio e desci a pires da mota até a aclimation avenue pra bater um churrascão na laços da aclimação. fui acompanhado pela lisérgica e sempre agradável figura de mister john pothead. foi ele que me perguntou por que é feriado. eu disse que é dia de finados. mas o potman me pegou. ele disse que não era finados, não, era corpus christi. verdade. eu aquiesci, é isto mesmo, o corpo de christo e tal.
mas john pothead, sempre atento a esses assuntos, então me perguntou o por quê de um feriado dedicado ao corpo de christo.
o natal é porque jesus nasceu. e a páscoa porque jesus morreu e ressuscitou para salvar nossas miseráveis almas imundas.
mas e o corpus christi? pra que serve?
boa pergunta. te digo que serve pro garçom do rod luz ficar em casa. pro mendigo dormir até o meio-dia. pra eu ficar sem água em casa, pra eu ficar ouvindo neil young no sonzinho de meu comput fubanga. jesus bem que podia fazer uma p*rra dum milagre e multiplicar a água que me resta do fundo do galão de vinte litros. afinal, o feriado é pra ele.

|

ô loco

the breaking news do noticiário de arts & entertainment...
"fausto silva renova com rede globo para mais oito anos"
(sou mais a eliana)

|

10 junho 2009

Yo La Tengo

Vagabundos, potheads e beatniks. Uni-vos. Em quartas-feiras paulistas frias e chuvosas. Na preguiça de viver. De enfrentar o mundo. As questões práticas ou existenciais. Matemos um dia. E muitos mais. Sem nada a fazer. Sem amores ou desamores. Nada é importante. Sejamos pois, vagabundos. Enevoados, vazios, losers, anulados. Que ninguém nos ache.

|

09 junho 2009

anjos da noite

conheça a cidade de clarksdale, mississipi
na companhia de sam cooke, john lee hooker & outros bakanas
logo mais, às 22h, no programa 'anjos da noite' http://www.movimentocalango.com.br/radiocultura.asp
o 'anjos da noite' é mais um pacote turístico do TPB

|

e os hipopótamos foram cozidos em seus tanques (excerto)

"Quando voltei para o apartamento, era cedo demais para dormir. Fiquei ali me divertindo na sala um pouco, joguei algumas rodadas de paciência e resolvi tomar morfina, coisa que eu não fazia há varias semanas.
De modo que juntei em cima da escrivaninha um copo d´água, um fogareiro a álcool, uma colher de mesa, uma garrafa de álcool dermatológico e um pouco de algodão absorvente. Procurei na gaveta da escrivaninha uma seringa hipodérmica e alguns tabletes de morfina num vidrinho com rótulo de Benzedrina. Dividi um tablete em dois com uma faca. Ejetei a água da seringa na colher e pus um tablete e meio nessa água.
Segurei a colher sobre a chama do fogareiro até os tabletes estarem completamente dissolvidos. Deixei a solução esfriar, então suguei tudo para dentro da seringa hipodérmica, encaixei a agulha e comecei a procurar uma veia levantada no meu braço. Pouco depois achei uma veia e a agulha deslizou para dentro dela, o sangue subiu, e deixei que fosse sugado de volta lá para dentro. Quase imediatamente um completo relaxamento tomou conta de mim.
Deixei tudo ali, me despi e fui pra cama."
(william burroughs)

|

08 junho 2009

air france

segundo o nelson jobim,
só faltam 211

|

06 junho 2009

potgirl

breaking news:
A atriz americana Megan Fox é capa da edição inglesa da revista "GQ" de julho. Na entrevista, ela se declara a favor da legalização da maconha. "Eu já passei por poucas e boas por dizer abertamente que fumo maconha. As pessoas olham para mim como se eu fosse louca, hippie, descontrolada. Mas não é nada disso". A estrela do filme "Transformers" ainda completou: "Quando a maconha for legalizada, serei a primeira pessoa a comprar um maço "

|

05 junho 2009

câncer (dois)

outra breaking news do noticiário médico-hospitalar:
"roseana sarney deixa uti e seu estado é ótimo"
e eu que pensei que o estado dela fosse o maranhão...

|

kill bill

o bill is dead.
deprê agora

|

04 junho 2009

frozen yogurt

desvio ligeiro do cocô de cachorro na calçada
(penso ser de cachorro)
quando a temperatura cai para dez graus,
cocô de cachorro assim parece sorvete de chocolate
(três bolas na casquinha, cobertura de castanha)
mas não derrete nem ao sol de meio-dia

|

03 junho 2009

câncer

the breaking news do noticiário médico-hospitalar:
"Cirurgia em Roseana Sarney é realizada com sucesso"
só queria saber:
sucesso pra quem?

|

Stone Cold Crazy

Gosto desse frio glacial. Do vento gelado de peito aberto. Do desconforto. Como aqueles russos que pulam nos rios da Sibéria. Parece-me um belo ensaio para a vida. Um pulo no abismo (mas com pouso). Enfrentar este frio como às dores do mundo. Senti-lo, acomodá-lo no meu ser. A partir daí tá tudo bem. Nada mais dói.

|

02 junho 2009

nova era glacial

te digo que daqui pra pouco
vai nevar n´aclimação

|