The Pothead Blues

poesia beatnik e pensamentos nihilistas

31 julho 2009

abandono

há muito não via brito.
desde que me mudei do décimo-sexto andar, me apartando de sua companhia. já dizia o poeta que a vida é cheia de encontros e despedidas. sábio, o poeta. de toda forma, não pude deixar de sentir o peso de me afastar de brito, tão altiva figura, tão versátil protagonista de não poucas passagens aqui nas chronicles do tpb.
agora longe do brito há um par de semanas, sinto que um troço qualquer morreu em minha poesia urbana.
dia desses, ontem ou anteontem, já nem sei mais, fui comprar pão na padaria madame, à rua josé getúlio. sempre que vou para as bandas de lá da pires da mota, desço de elevador até o primeiro subsolo do the double tree park, tomando a rua pelo portão da garagem, o que vale alguns metros de adianto caso tivesse saído pela porta principal de nosso residencial beat.
cruzando a garagem rumo à tardinha lá fora, distingui entre os tons de cinza das colunas de cimento, a idosa silhueta de meu antigo vizinho... o brito. ele estava num canto da garagem, perto do portão, a fumar seu centésimo sexto cigarrinho galaxy do dia, pouco se f*dendo para as leis fascistas de josé serra. sorri ao rever o brito. sorri por vê-lo ali subvertendo o fascismo da saúde pública municipal.
apressei os passos um tantinho e estava me preparando para cumprimentar o brito. saudades. no momento exato em que erguia meu braço direito, a fim de mandar um cordial aceno de mão para meu antigo (antiquíssimo) vizinho, tive o gesto estancado no ar, o gesto desfeito quando ainda inacabado.
brito virou as costas e iniciou uma nada discreta circunvolução em torno de uma pilastra da garagem, interpondo-a na distância que nos separava no mesmo ritmo em que eu, andando, me aproximava de seu ponto original. escondendo-se do meu olhar, escondendo-se de meu gesto ainda em engendramento. erguendo uma barreira física, a coluna da garagem como um obelisco levantado para minha passagem. como um monolito indevassável.
sustei o aceno a meio pau. sorri amarelo em direção à pilastra de concreto. old man, look at my life, i am a lot like you were. cumprimentei o garagista e fui comprar pão. quando voltei da padaria madame, minutos mais tarde, brito já não estava mais na garagem. apenas aquela pilastra cinzenta continuava ali, igual a todas as demais arquitetonicamente espalhadas pela garagem, a não ser por uma guimba de cigarro largada e pisoteada ainda fumegante a seu pé.

|

29 julho 2009

school's out

the breaking news do noticiário letivo:
"três estados e o distrito federal prorrogam férias de 8,5 milhões de alunos pela gripe suína"
tá certo que o número desse tamanho deve ser chute do jornalismo online.
mas te digo... na minha época não tinha dessas molezas, não.
nego ia pra aula mesmo com hanseníase.

|

28 julho 2009

candy apple grey

duas semanas no meu novo apartamento beatnik. ainda levanto do lado errado do colchão na hora de fazer aquele pipi do meio da noite. meti a fuça na porta do quarto ontem à noite. quase erro a mira de frente pra privada. agora tem que prestar mais atenção. o celite deste novo apartamento é consideravelmente menor que o antigo celite do 1604.

|

smoke on the water

michael phelps não é mais o mesmo...
the breaking news do mundial de desportos acquacticos:
"Phelps foi superado pelo alemão Paul Biedermann na decisão dos 200 m livre. E não foi por uma braçada, ou por um erro na virada. Foram por folgados um segundo e 22 centésimos".
quem diria, phelps levou fumo em roma.
ou melhor, não levou.
(also posted at www.bolaetudo.blogspot.com - published by kind permission)

|

anjos da noite

eric dolphy e o jazz de avant garde dos anos 1960
logo mais, às 22h, no programa 'anjos da noite'
http://www.movimentocalango.com.br/radiocultura.asp
o 'anjos da noite' é mais um esmerilho dos jazzies do TPB

|

27 julho 2009

is this it?

bueno. o fim. meu velho computador está aposentado. depois de muito gemer, depois de muito dar pau nas horas mais impróprias, ele está agora aqui no chão de meu apartamento hipster. calado, desligado. pronto para ser entregue ao museu beatnik d'aclimação. ou, mais provável, pegar mais uns meses de poeira paulistana até ser transladado para o museu do pequeno berna, que fica na casa dos meus pais, em brasilia, distrito federal.
e agora cá estou a batucar no teclado iridescente de um notebook pro the f*cker 2009 zero bala. que chegou de contrabando da florida, estats unis. existe tal cousa como um notebook beat? conseguirá minh'alma poética migrar pra esta nova machininha tão modernetika? estará a poesia urbana pra sempre corrompida?

|

21 julho 2009

live and let die

aumentam diariamente os casos de gripe suína no estado de são paulo.
te digo que seria cool morrer de gripe suína.
morrer espirrando e guinchando como um blind pig.
como morrem os poetas tuberculosos, como morrem os roqueiros junkies. como um artista de cinema. como um leitão a assar no forno.
queria morrer de gripe suína. just to die, gracefully.

|

the loureiro da cruz street massacre

the breaking news d´aclimation na folha de hoje:
"um dentista de 28 anos foi assassinato na noite de anteontem em um assalto no bairro da aclimação, região central de são paulo. ele foi abordado quando deixava a namorada em casa. esse é o segundo caso de latrocínio no bairro nos últimos dois meses, segundo a polícia civil."
e agora a redação tpb complementa:
a vítima estava modernizando com a namoradinha, dentro de seu toyota corolla, estacionado quase na esquina da loureiro da cruz com a rua urano. bem em frente ao residencial buckingham. a menos de vinte, trinta metros da portaria do internacionalmente notório the double tree park. segundo um dos porteiros do double tree, que pediu para ter sua identidade preservada, o assaltante entrou numas de levar o carro consigo. mas a vítima reagiu quando foi abordada e o meliante mandou bala no sujeito. o suposto assaltante, então, fugiu a pé da cena do crime, descendo a ladeira da urano em desabalada carreira, no rumo da também muito conhecida rua josé getúlio, famosa por seus restaurantes e padarias. a vítima foi levada ao hospital do servidor público, à rua castro alves, mas não resistiu aos ferimentos. o disparo atingiu seu coração. a polícia civil desconfia que o criminoso seja morador de um dos muitos cortiços d´aclimation.

|

anjos da noite

william elliott whitmore, justin townes earle & ray lamontagne
o novo folk blues, logo mais, às 22h, no programa 'anjos da noite' http://www.movimentocalango.com.br/radiocultura.asp
o 'anjos da noite' é mais uma historinha dos folksters do TPB

|

20 julho 2009

screamin´ and hollerin´ the blues

li no jornal. o homem pisou na lua. há exatos quarenta anos.
neil armstrong, buzz aldrin e marcos pontes no projeto apollo.
the eagle has landed, um pequeno passo para um homem, etc e tal.
astronautas andaram na lua, e depois voltaram para casa.
mas john pothead está na lua até hoje, se tu me entendes.

|

pra frente brazil

uma de minhas primeiras aquisições para meu novo apartamento beatnik foi uma escovinha pra limpar craca do celite (deixei a antiga no 1604 como recuerdo de minha passagem).
a nova escovinha veio nas cores do pavilhão pátrio, verdamarelo.
tua nobre presença à lembrança, a grandeza da pátria nos traz. recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil, querido símbolo da terra, da amada terra...

|

19 julho 2009

edifício master

the double tree park é um amplo residencial:
vinte andares, dez apartamentos por andar.
primeiro cheguei ao 901, depois subi na vida até o 1604.
agora acabo de trazer meus andrajos beats para o 1208.
só faltam 197 apartamentos.

|

notável homem público

o gilberto mestrinho morreu...
antes ele que eu!

|

14 julho 2009

direto de montreal

anjos da noite, um programa negao, hoje dando sopa pros branquelos de country e do folk (rock). muita gente nova: avett brothers, elvis perkins, songs ohia, handsome family, drive-by truckers, etc

e mais: homenagem ao cantor veterano joe ely
e ainda: novo disco do wilco

nao "perdam"

quando: hoje, `as 22h
onde: cultura FM, 100,9
realizacao: TPB

http://www.movimentocalango.com.br/radiocultura.asp

|

13 julho 2009

junk mail, junkie mail

"Legal Disclaimer: The information contained in this message may be privileged and confidential. It is intended to be read only by the individual or entity to whom it is addressed or by their designee. If the reader of this message is not the intended recipient, you are on notice that any distribution of this message, in any form, is strictly prohibited. If you have received this message in error, please immediately notify the sender and delete or destroy any copy of this message."

|

10 julho 2009

out of time

acordo meio torto, no meio da tarde, meio confuso. meio de surpresa. bate um frio industrial, ventando forte no meu apartamento beatnik, encanado desde a janela aberta da sala. olho para fora e a garoa cai pesada, intensa sobre grande cidade, um tipo de garoa bem peculiar, não é chuva, é garoa, fininha mas parelha, como uma chuva grossa que passou por um coador e saiu assim do lado de cá. respingando no avarandado, quase molhando meu sofá hipster. ainda há pouco fazia calor e fui dormir peladão no colchão. o ventilador ligado, as janelas abertas, um céu azul azul azul até o litoral afrikano. solaço e mormaço. ainda agora de manhã. ou teria sido ontem?

|

ekologia ainda que tardia

estava sentado no banheiro, curtindo o vaso sanitário (estou sempre por ali), quando bati o olho no pacote de papel higiênico, quatro rolos.
achei simpatiko que tinha um planetinha azul, o brazil e a america do sul em primeiro plano, um pedaço do continente africano, nada da europa, um tanto dos states e todo o rabicho da américa central e tal.
o desenho vinha com uma explicação:
"usamos celulose originária de florestas certificadas ou plantadas"
me parece um exagero uma floresta plantada, pense plantar uma floresta inteira, e não tenho muita certeza do que seja uma floresta certificada, mas logo depois o texto se tornava mais incisivo:
"abrindo o caminho para um futuro sustentável"
ah, sim. que bom saber disso quando limpo a b*nda

|

a eternidade e um dia

de onde sopra esta brisa fresca na esquina com a josé getúlio?

|

look homeward, angel

a grancidade silenciosa
de carros fachos acesos
vindos pela radial leste
num silencioso murmurinho
a paisagem cortada num raio de luz
um rio de luz pouco antes d´alvorada
quando me levanto, way antes da hora,
e me ponho a espiar
de pé na varanda
a esperar a padaria madame abrir as portas de ferro do novo dia

|

07 julho 2009

quando papai saiu de férias

michael jackson morreu, tu sabia?
então hoje foi o enterro e tal. como membro de minha geração, ciente do momento historiko, larguei minha montoeira de trabalho e fui ver pela tevê o "memorial".
te digo que poderia ter sido (ainda) mais cafona. a mariah carey, por exemplo, até pegou leve naqueles gorjeios tipo sandy. curti ver o grande smokey robinson, o cara que inventou a motown, pagando um speech na abertura. e achei engraçado a imprensa dar mais destaque ao fato de ele ter lido uma mensagem da diana ross do que ter lido uma do nelson mandela. enfim.
a notícia do dia é a filha loirinha do jacko dizer isto: "o papai foi o melhor pai que vocês podem imaginar"... p*rra... sério que essa foi a notícia? notícia seria se ela falasse que o pai dormia com ela e...

|

anjos da noite

"you're the night, Lilah
a little girl lost in the woods
you're a folktale
the unexplainable
you're a bedtime story
the one that keeps the curtains closed
I hope you're waiting for me
cause I can't make it on my own
I can't make it on my own"
a banda morphine e as canções de ninar de mark sandman
logo mais, Lilah, às 22h, no programa 'anjos da noite' http://www.movimentocalango.com.br/radiocultura.asp
o 'anjos da noite' é mais opiáceo do TPB

|

05 julho 2009

smells like brito spirit

o cheiro do brito
tão intenso
que nem sei mais
se é mesmo do brito
o fedor que sinto
grosso gordo oleoso
ou se já meu cheiro
também se tornou
ele próprio
uma espécie de brito

|

monk

gosto de faca afiada. a lâmina se assemelhando ao risko permanente da vida. abri uma bisnaga de patê de fígado e, quando ia cortar o pão amanhecido, a faca deslizou para meu dedo.
o dedo indicador esquerdo. esguichando sangre. gore.
a dor no dedo a latejar se assemelhando ao risco permanente da vida, já o disseram antes de mim.
enrolei o dedo num papel higiênico (limpo) e arrematei o kurativo com fita durex.
agora não posso mais coçar o nariz direito, nem catucar cerume nouvido. estou treinando o mindinho/minguinho para assumir essas tarefas pelos próximos dias. responsa. talvez responsa demais para o mais diminuto dos dedos. a ver.
e a batucar aqui no teclado - só sei usar dois ou três dedos - o indicador direito e justamente o indicador esquerdo dão conta da tarefa em velocidade bopper, num improviso jazzy, com a velocidade ascendente compensando o pouco esmerilho. taquigrafia, taquicardia. às vezes também o dedo médio direito entra nessa vibe, mas só mesmo nos momentos de maior entrega, maior ênfase no texto, maior verborragia, quando sem pensar, nem reagir, o dedo médio se vê catado na torrente verbal e de repente - pom - mete a fuça numa tecla, para completar a palabra exacta, perigando errar de tecla, errar de letra, esquecer la palabra, pelo simples desengonçar do gesto nunka treinado ou pensado.
o dedão da mão direita às vezes é útil também - mas só para disparar a barra de espaço.

|

03 julho 2009

it´s not a house... it´s a home

agaciel maia, alto burokrata do senado federal, entrou no folklore da corrupção brazileira ao "esquecer" de declarar uma mansão de dois milhões de reais ao fisco. agaciel era homem de confiança do zé sarney, mas teve que ser fired pelo painho depois dessa.
e agora ficou claro com quem agaciel aprendeu o truque.
josé ribamar sarney, cidadão do mundo, do maranhão e do amapá, homem de tantas posses, também "esqueceu" de declarar ao imposto de renda sua modesta residência. uma casa humilde de quatro milhões de reais - humilde, afinal era ele o chefe do agaciel.
ao tentar justificar tamanho esquecimento, o provecto senhor primeiro tentou jogar a culpa no contador. não colou.
"a casa foi omitida, por esquecimento", declarou assessoria do presidente do senado, em nota oficial.
(enquanto isso, na câmara, o deputado do castelo escapou bonito da cassação.)
"Well, the moral of the story, the moral of this song, is simply that one should never be where one does not belong. So when you see your neighbor carryin' somethin', help him with his load, and don't go mistaking Paradise for that home across the road."
(roberto zimmerman)

|

the good life

"Well now who am I to say?
I’ve been trouble almost all my life
I took pleasure in such things most wouldn’t entertain
Not at the darkest of times
So you take your pills and poison
Drink yourself to death
Give yourself away until you ain’t got nothing left
Because who am I to say that there’s anything wrong with that"
(Justin Townes Earle)

|

01 julho 2009

father figure

roseana sarney resolveu defender painho...
"Ele tem maturidade, muita experiência e sabe o que faz; sempre teve em mente o objetivo maior que é o Brasil e não ele. É uma figura importante para o Senado e para o Brasil e a decisão que fizer será a melhor para o Brasil."
(donde se vê que roseana teve a quem puxar.)

|

a day in the life

urgente!
video enviado pelo jornalista carlos marcelo à redação TPB:
http://www.youtube.com/watch?v=hLWhD1_rAM8

|