The Pothead Blues

poesia beatnik e pensamentos nihilistas

26 junho 2006

marlboro lights

esse teu cigarro, por favor... não, tu não podes fumar aqui. esta é uma área livre de fumaça. não se pode fumar em shopping centers, bares e restaurantes. nem em hotéis e vôos transatlânticos. nem mesmo em salas de cinema que passam filmes da nouvelle vague. ou em clubes que tocam jazz. não se pode fumar em prédio de escritórios. não se pode fumar dentro de empresas. e me refiro a fumar cigarro mesmo, tabaco, não pode.
antes podia, numa boa, legalize total. mas lá pelas tantas, não sei direito quando, as pessoas passaram a fazer cara feia. fungavam, tossiam, espirravam. os governos criaram leis garantindo a pureza do ar em nossas cidades de cimento e carros e fábricas. primeiro nos states. depois aqui, que o brazil é mais avançado do que a provinciana europa.
o primeiro passo foi criar áreas restritas para fumantes. ali, ao final do corredor, perto do banheiro. ou no segundo andar, passando pela área de serviço. por favor, ao lado da lixeira. ou lá na calçada, debaixo da chuva, agradecido.
de tal maneira que o próximo passo, não tardará muito, será a obrigatoriedade de cada fumante andar pelas ruas com uma estrela marcada na roupa. sobre o braço direito, bem visível. para os fumantes passivos poderem avistar, a uma segura distância, quem são os fedulengos tabagistas proscritos que ainda têm cara de pau para zanzar em espaços públicos.
como essa norma, infelizmente, acaba tolhindo as liberdades individuais de todos nós, cidadãos livres, o passo seguinte será uma abertura bem mais democrática. será a remoção dos estrelados fumetas para áreas específicas da cidade a eles destinadas. como o centro de são paulo, perto do minhocão. ou um assentamento próximo a samambaia sul, aqui no planalto central. nessas áreas os fumantes poderão exercer seu vício livremente, sem serem incomodados, sem incomodar ninguém. é o estado trabalhando para o indivíduo.
mas, cá entre nós, o fato é que existem mais fumantes do que seria agradável supor. eles, esses fumantes todos, vão acabar se reproduzindo entre si e se apertando no centro de são paulo, no loteamento de samambaia, uma explosão demográfica.
cabe ao estado zelar pela quailidade de vida. os tabagistas, assim, serão paulatinamente trasferidos para zonas mais afastadas das grandes cidades. para o interior de goiás, por exemplo, onde terão mais espaço para trabalho, lazer, mais espaço para os seus. mais espaço para fumar. mais ar puro.
os tabagistas viajarão em trens velozes que cruzarão linhas férreas recém-construídas. vagões e vagões lotados. os tabagistas nunca mais serão vistos.

|