The Pothead Blues

poesia beatnik e pensamentos nihilistas

04 julho 2006

Já se sentiu assim hoje?

“Os que sabem observar-se a si mesmos e guardam a lembrança de suas impressões, os que souberam construir seu barômetro espiritual, puderam notar, no observatório de seu pensamento, belas estações, dias felizes, minutos deliciosos. São dias em que o homem se levanta com um gênio jovial e vigoroso. Com suas pálpebras livres do sono que as selava, o mundo exterior se oferece a ele como um relevo bem marcado, uma nitidez de contornos, uma riqueza de cores admiráveis. O mundo moral abre suas vastas perspectivas, cheias de novas claridades.

O homem agradecido por esta beatitude, infelizmente rara e passageira, sente-se ao mesmo tempo mais artista e mais justo, mais nobre, para dizer tudo em uma só palavra. Mas o que há de mais extraordinário neste estado excepcional do espírito e dos sentidos, que posso sem exegeros chamar de paradisíaco, se o comparo às pesadas trevas da existência comum cotidiana, é que ele não foi criado por nenhuma causa visível e fácil de ser definida...

Prefiro considerar esta condição anormal do espírito uma verdadeira graça, como um espelho mágico onde o homem é convidado a ver-se belo, isto é, tal qual deveria e poderia ser; uma espécie de exalatação angelical, um apelo à ordem, de forma cerimoniosa.”

(charles baudelaire)

|