The Pothead Blues

poesia beatnik e pensamentos nihilistas

10 janeiro 2009

holiday in cambodja

saudades do velho brito!
eu cheguei de viagem na última terça-feira. desde então, tem me incomodado a ausência do casal brito, meus queridos vizinhos de porta aqui do 1605. assim que retornei ao the double tree park, notei a ausência dos britos. as horas se passavam e nada de o brito fazer barulho no corredor. nada de o brito falar alto com a patroa. nada de o brito bater as portas. nada de o brito pigarrear. nada de o brito tossir feito cachorro molhado à espera do elevador. quis pensar que fosse apenas um desleixo do velho brito: uma tarde inteira em silêncio, mui discretamente.
mas os dias se passavam. e nada. chegava a hora do almoço e nada de aquele cheirinho rançoso de fritura a se espalhar por todos os apartamentos da prumada. nada daquele cheirinho de cigarro, tão britoniano, tomando conta do décimo-sexto andar. te digo que cheguei mesmo a tomar o elevador seguidas vezes só para tentar, inutilmente, que minhas narinas farejassem aquele odor peculiar que se sente quando se toma o elevador logo depois do brito.
desci até o subsolo. fui bater papo com o garagista. subi para o térreo. dei um tempo na portaria. até mesmo me espalhei pelas aprazíveis e confortáveis poltronas de couro aqui no átrio do double tree. esperando que, a qualquer momento, surgisse a amarelada silhueta do velho brito. cheguei a descer o prédio inteiro pelas escadas de incêndio, passando pelas lixeiras de cada andar. nada. nada de encontrar o velho brito.
ah, caramba... não é que o casal brito tinha viajado novamente?
os britos viajam em janeiro.
acho incrível que os britos viajem a cada verão. cause people believe that they gonna get away for the summer. e os britos realmente get away for the summer. acho que isso diz muito sobre a condição dos aposentados no brazil, que não vai tão mal assim. até rende uma pauta pro jornal hoje. o brito seria o personagem.
o problema é que eu fico aqui pensando...
onde diabos estariam os britos? para onde os britos viajam?
tento imaginar o brito cruzando a pont des arts sobre o sena, com uma baguete no sovaco, fumando um gitanes sem ser incomodado. o brito descendo pelas ramblas de barcelona, qual javier bardem. o brito andando pela calle florida, desviando dos malandros do submundo de buenos aires. tento imaginar o brito, metido em seu pijama bege, pagando um cooper pelo central park de nova york. o brito tomando uma guiness num pub de londres. nã. não adianta. não dá pra imaginar.
o casal brito passando uma idílica semana num hotel-fazenda de atibaia.
o brito praticando slalon em brotas. o casal brito tomando uma xícara de chocolate quente numa estação de esqui nos alpes suíços. o brito com seu velho calção de banho, um dia pra vadiar, um mar que não tem tamanho, um arco-íris no ar, o brito falando de amor em itapuã. nã.
o casal brito, de sunga e maiô, pegando uma praia no sesc de bertioga. nã. não consigo imaginar.
onde andará o brito? será que foi para disney? será que é amigo do pluto?

|