lama
o andré de garcia, que mora em belo horizonte, ficou sabendo disso antes de mim, que moro aqui ao lado. só fui ler a notícia hoje de manhã, ao apanhar o jornal na porta de casa. sou um sujeito old times que ainda se informa pela primeira página de um diário matutino.
deu na folha: "acidente seca lago da aclimação e mata animais"
incrível, não, the aclimation park na primeira página dos diários?
há tempos não vou ao parque. a pista de cooper de lá é assaz exígua, apertada, estreita, para os milhares de trotantes que, todas as manhãs, fazem sua saudável fitness em público, trombando-se uns aos outros, pingando suor um no outro, acotovelando-se nos bebedouros públicos. acho isso tudo meio nojento.
e o aclimation lake, quem acompanha amiúde as narrativas do tpb há de se lembrar, também é (era) bem nojento. ou segundo os dizeres da placa que o próprio departamento de parques e áreas verdes da cidade de são paulo diligentemente fez afixar em sua orla: "água imprópria para banho e consumo humanos". o lago já tinha ocupado as manchetes, me lembro bem, no ano passado, ao ser eleito o mais poluído entre todos os lagos urbanos da grand ciudad em pesquisas internas realizadas por técnicos da municipalidade.
pois o temporal de ontem tratou de devolver à natureza o que a prefeitura tomara para si. a enxurrada do córrego pedra azul foi tamanha que detonou as tubulações que mantinham cheio o lago (artificial que nem o paranoá). escoou a água da chuva e escoou junto toda a água do lago. a cidade de são paulo, mais habituada a desastres naturais no sentido oposto, alagamentos de ruas e quarteirões inteiros, agora tem um lago sem água. parabéns.
ficou apenas um lodaçal de mais de metro de profundidade no leito do ex-lago. lodaçal que engoliu os bombeiros até a cintura quando eles entraram dentro dele para tentar salvar os bichos. porque os patos, os peixes e - dizem que havia - as tartarugas acabaram morrendo atolados na lama podre do recém-defunto aclimation lake. o pântano d´aclimação, se preferir.
te digo uma coisa, ser pato em são paulo é f*da.
<< Home