The Pothead Blues

poesia beatnik e pensamentos nihilistas

16 junho 2006

o gordão, o bundão e os interesses internacionais

o único gesto digno que resta a carlos alberto parreira, técnico da seleção brasileira de futebol, é um pedido público de demissão.
a saber...
a seleção brasileira vivia num conto de fadas, de treinos aprazíveis em tardes ensolaradas na suíça, cercada por tietes (loirinhas e garotinhos), policiais gentis e bajulações da imprensa. ronaldo, o fenômeno. ronaldinho, o maior do mundo. kaká, o grande garoto. adriano, o imperador. robinho, o jovem pelé. cafu, o capitão. roberto carlos, o sorrisão. lúcio, o xerife. zagallo, o velhinho folclórico. etc.
até que a seleção brasileira estreou na copa do mundo. porque um dia ia estrear mesmo. fez uma atuação lamentável diante de um adversário que já entrou em campo rendido, esperando cair de três, quatro, cinco - mas perdeu de um mísero gol apenas, nascido numa única jogada individual. e olhe lá. na exibição patética, salta aos olhos a triste figura rotunda de ronaldo, uma sombra disforme do artilheiro de quatro anos antes. um sujeito que mata a bola nas canelas e não consegue dar um pique de cinco metros entre os beques adversários. um sujeito que deixa o gramado arfante em meados do segundo tempo. "que pôrra é essa?", perguntam imprensa e torcedores, acordando numa só porrada das duas, três semanas de férias na suíça.
bueno... aconteceu alguma coisa, estava acontecendo alguma coisa nesses últimos dias, está acontecendo alguma coisa. mas tu não tem a menor idéia do que seja, não é, mr jones?
como pôde o ronaldão apanhar da pelota em campo? como esse herói do futebol pôde pagar vexame em rede mundial de rádio e televisão? ele não tem amigos?
vem cá, quem escalou esse gordo?
ah, foi o parreira, não foi?
foi o parreira. foi ele quem convocou, avaliou, treinou e escalou um cidadão sem a menor condição física para praticar um esporte profissional. ele e a comissão técnica por ele agregada e por ele chefiada - ou seja, foi o parreira, um camarada experiente que já treinou selecionados nacionais e, vejam só, chegou a ser campeão mundial em 1994. além de preparador físico da lendária seleção brasileira de 1970.
como pôde um técnico esclarecido e experiente como parreira colocar ronaldão em campo naquela partida contra a croácia?
e mais um pouquinho ainda... porque parreira e sua comissão técnica não conseguem informar ao público duas ou três cousas singelas como o peso de um atleta, seu percentual de gordura ou o estado clínico que o levou a se afastar de seguidos treinos e até a se submeter a exames noturnos em um hospital alemão?
é isso. e aqui os pensamentos atropelados nos últimos quatro dias de espanto e delírio se dividem em dois campos de idéia/filosofia opostas, mas não exatamente excludentes. assim...
a) parreira escalou ronaldo. o técnico brasileiro lavou as mãos. viu que o camarada estava fora de forma mas apostou nele, afinal é o artilheiro maior da equipe, o grande responsável pelo caneco de 2002 e tal.
b) ahn, parreira não escalou ronaldo. o técnico brasileiro foi obrigado a mandá-lo pra campo. mesmo com o camarada fora de forma, a confederação brasileira de futebol (de ricardo teixeira, esse notório homem probo) teve que - mais uma vez - honrar seus compromissos com a rede globo, a nike, a vivo, o guaraná antarctica e o escambau.
...na primeira opção, parreira é um incompetente, um covarde. porque não assumiu a condição de técnico de um time de futebol, mas sim a de gerenciador de egos (embora ele prefira se chamar de "gerenciador de talentos"). não teve peito para barrar ronaldão. ou não teve o tato para segurá-lo fora do time durante as primeiras rodadas e só colocá-lo pra jogo quando estivesse inteiro, ou quando não houvesse outra desesperada tentativa. aliás, nada que ele próprio não tenha feito antes. por exemplo, com o branco em 1994. mas é bem mais fácil segurar a onda de ter um lateral reserva fora de forma do que a de ter um centroavante titular afastado por motivos físicos, não?
... na segunda opção, parreira é um incompetente, um covarde. porque aceitou esses supostos arreios. tanto que o treinador até estrela brilhantemente comerciais de patrocinadores, usando de todo seu carisma. em vez de chamara imprensa e dar logo uma entrevista esclarecendo que não há mesmo grandes coisas a serem feitas em relação a esse time que se vê em campo, afinal a seleção brasileira não mais pertence ao brasil, pertence aos "intereses internacionais", como diria leonel brizola. aliás, não seria nada que não se tivesse comentado antes. por exemplo, quem escalou o ronaldo naquela final de 1998? o zagallo, chapa e ídolo de parreira, deve saber a resposta.
... ou seja: parreira é omisso ou parreira é conivente. como um certo presidente da república conhecido nosso.
a assumir uma atitude digna de um técnico profissional, parreira preferiu dar um passinho para o lado e deixar ronaldo se queimar em praça pública. agora parte com chantagens e ameaças. deu um ultimato ao fenômeno gorduchinho: ou arrebenta a austrália no meio ou vai se sentar no banco de reservas. parreira agora quer barrar o ronaldo! ele não tem esse direito, tem?

|