The Pothead Blues

poesia beatnik e pensamentos nihilistas

03 julho 2008

the jingle jangle morning

tu encontra as pessoas no elevador do the double tree park. perceba que, com um bocado de sorte e sem o brito como vizinho de porta, periga tu passar a vida inteira no double tree park sem encontrar viv´alma por aí. tirando a turma da limpeza, claro, e os porteiros.
quanto aos condôminos, no máximo, tu escuta a cama do casal do décimo-sétimo batendo na parede às onze e pouco da noite quando eles trepam - nem todas as noites.
mas the double tree park é uma espécie de cortiço classe-média: vinte andares e duzentos apartamentos. então tu acaba encontrando as pessoas no elevador.
oito e pouco da manhã, horário de rush nos elevadores, encontrei no espaço exíguo da máquina de ascensão predial uma vizinha nunca antes vista. quarenta e poucos anos, cabelos compridos até quase a cintura, tingidos de um ruivo revlon. roupas hippies de marca, com uma calça levemente boca de sino. tipo a joan baez da oscar freire. estava eu, beatniticamente, medindo essa figura peculiar quando ouço familiar melodia...
hey! mister tambourine man, play a song for me, i'm not sleepy and there is no place i'm going to.
o som tinha aquele timbre mono de radinho de pilha.
imaginei que o ipod da moça estava se comunicando para o mundo.
que o marcapasso da senhora estava com interferência da kiss fm.
mas nã, era o celular dela.
tu curtes zimmerman?, esbocei a pergunta, mas ela ficou encarando os inesgotáveis números vermelhos descendentes no placar do elevador enquanto bob arrematava a primeira estrofe.
hey! mister tambourine man, play a song for me, in the jingle jangle morning i'll come followin' you.
porque era mesmo a versão original do bob, não aquela dos byrds. e a minha vizinha sequer esboçava atender a chamada. o celular continuava vibrando em sua vibe folkster jingle jangle.
quem estaria a ligar? a date? o ex? uma amiga da época de facul? seria wander wildner a ligar? estaria ela atrasada para o job e por isso não atendia os apelos de zimmerman? estaria intimidada diante de minha presença jerry garcia?
o elevador chegou ao primeiro subsolo. ela desceu e saiu a pé pela porta da garagem tomando a rua pires da mota. bob continuava a cantar pelas calçadas d´aclimação. tocando gaitinha e levando sua trip ancestral pelo magic swirlin' ship.
te digo que my senses have been stripped por reencontrar o velho bob pai a cantar num motorola fanho. ou será que a mallu magalhães ficou resfriada?
i'm ready to go anywhere, i'm ready for to fade into my own parade, cast your dancing spell my way, i promise to go under it.

|